top of page

A reserva indígena de Araribá

A terra indígena Araribá está localizada a 50 quilômetros de Bauru, no município de Avaí. Apesar de a área ser povoada desde o fim do século XIX, a homologação só ocorreu em 29 de outubro de 1991, por meio do Decreto nº. 308

 

É composta por quatro aldeias: Kopenoty, Nymuendajú, Ekeruá e Tereguá. De acordo com dados de setembro de 2022 do Pólo Base Bauru da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, as quatro comunidades somam 644 indígenas. Duas etnias são predominantes na reserva: Guarani e Terena. Mas, há um número reduzido de indígenas pertencentes a outros grupos étnicos, como Kaigang.

IMG_2439.jpg

Fotos: Camila Correa

O Projeto Identidade Araribá

O Projeto Identidade Araribá nasceu em 1996 como uma ação extensionista. Ele foi estabelecido a partir de um convênio de cooperação técnico científico, assinado entre a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, a Prefeitura de Avaí e as lideranças das aldeias.

 

O objetivo inicial do projeto era o desenvolvimento de ações que permitissem a fixação dos indígenas nas aldeias. Para isso foram desenvolvidas duas frentes de trabalho: Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Cópia de img013.jpg

Foto: Dorival Coral

Foram realizadas oficinas para a elaboração de material pedagógico de ciências da natureza e matemática para professores da aldeia, fortalecimento das atividades de apicultura e aumento do plantel de gado de leite por meio de recursos da entidade alemã e parceira do projeto Sozialwerk Brasilienhilfe.

DSC03355.jpg

Curso oferecido aos professores da aldeia em 2009 

Fotos: Dorival Coral

A partir de 2013, o projeto começou a trabalhar no fortalecimento  do relacionamento familiar, na manutenção e na troca de histórias entre as gerações, por meio da língua, das crenças e das artes. 

 

Em 2016, com a necessidade de formação de professores para trabalharem nas quatro escolas existentes nas comunidades indígenas, as bolsas oferecidas pelo UNISAGRADO foram direcionadas para os cursos de licenciatura.

Fotos: Comunicação Unisagrado

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Em 2023, o Projeto Identidade Araribá torna-se uma ação institucional do UNISAGRADO. Por isso, o convite é para que você conheça mais detalhes dessa trajetória no vídeo abaixo.

Os Números do Projeto

DSC_0685 (2).JPG

O primeiro aluno a se formar por meio do Projeto Identidade Araribá foi Irineu Sebastião, no ano de 2008, no curso de História. No ano seguinte, 2009, foi a vez de Regiane Rodrigues, ser a primeira mulher nascida na aldeia a receber o diploma de enfermagem. 

De 2008 a 2022, 26 alunos concluíram o ensino superior por meio do projeto. Desse total, 17 estudantes optaram por cursos na área de Educação; 6 por graduações em Saúde; e 3 em outras áreas.

Grafico01_v02.png

A presença das mulheres indígenas

As mulheres indígenas são maioria no projeto. Dos 28 formados, 18 são mulheres. A maioria delas optou por cursos na área de Educação, como é possível  ver abaixo. 

DSC_0689 (2).JPG
Grafico_02.png

Com a palavra, o primeiro coordenador do Projeto

A visão da atual coordenação 

BANNER_SAÚDE_WEBDOCUMENTÁRIO..png

Saiba mais

BANNER_EDUCAÇÃO_WEBDOCUMENTÁRIO..png

Saiba mais

Alunos da Disciplina Novas Narrativas e Produção Multimídia – 2º Semestre 2022 - Curso Jornalismo

Pesquisa e planejamento de produção: Alexandre dos Santos, Ana Carolina Ponce, Ana Paula Rodrigues, Arthur Camargo, Arthur Passos, Camila Correa, Erick Monteiro, Grazielly Zagato, Guilherme Lopes, Henrique de Souza, Isabela Tesser, Laura Marcello, Luiz Guilherme Petian e Sofia Campos. 

Entrevistas: Arthur Passos, Camila Correa, Gabriela de Ângelo, Laura Marcello, Letícia dos Santos e

Maria Eduarda Scarp.

Redação final: Arthur Camargo, Arthur Passos, Gabriela de Ângelo, Guilherme Lopes, Henrique de Souza  e Laura Marcello.

Diagramação:  Maria Eduarda Scarp (apoio: Alexandre dos Santos).

Captação e edição dos depoimentos: Núcleo de Produção Multimídia.

Captação da trilha sonora: Camila Correa.

Supervisão:

Profa. Dra. Leire Mara Bevilaqua

unisagrado.com.br

©2022 por Projeto Identidade Araribá. 

bottom of page