A reserva indígena de Araribá
A terra indígena Araribá está localizada a 50 quilômetros de Bauru, no município de Avaí. Apesar de a área ser povoada desde o fim do século XIX, a homologação só ocorreu em 29 de outubro de 1991, por meio do Decreto nº. 308.
É composta por quatro aldeias: Kopenoty, Nymuendajú, Ekeruá e Tereguá. De acordo com dados de setembro de 2022 do Pólo Base Bauru da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, as quatro comunidades somam 644 indígenas. Duas etnias são predominantes na reserva: Guarani e Terena. Mas, há um número reduzido de indígenas pertencentes a outros grupos étnicos, como Kaigang.
O Projeto Identidade Araribá
O Projeto Identidade Araribá nasceu em 1996 como uma ação extensionista. Ele foi estabelecido a partir de um convênio de cooperação técnico científico, assinado entre a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, a Prefeitura de Avaí e as lideranças das aldeias.
O objetivo inicial do projeto era o desenvolvimento de ações que permitissem a fixação dos indígenas nas aldeias. Para isso foram desenvolvidas duas frentes de trabalho: Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Foram realizadas oficinas para a elaboração de material pedagógico de ciências da natureza e matemática para professores da aldeia, fortalecimento das atividades de apicultura e aumento do plantel de gado de leite por meio de recursos da entidade alemã e parceira do projeto Sozialwerk Brasilienhilfe.
A partir de 2013, o projeto começou a trabalhar no fortalecimento do relacionamento familiar, na manutenção e na troca de histórias entre as gerações, por meio da língua, das crenças e das artes.
Em 2016, com a necessidade de formação de professores para trabalharem nas quatro escolas existentes nas comunidades indígenas, as bolsas oferecidas pelo UNISAGRADO foram direcionadas para os cursos de licenciatura.
Fotos: Comunicação Unisagrado
Todos os vídeos
Em 2023, o Projeto Identidade Araribá torna-se uma ação institucional do UNISAGRADO. Por isso, o convite é para que você conheça mais detalhes dessa trajetória no vídeo abaixo.
Os Números do Projeto
O primeiro aluno a se formar por meio do Projeto Identidade Araribá foi Irineu Sebastião, no ano de 2008, no curso de História. No ano seguinte, 2009, foi a vez de Regiane Rodrigues, ser a primeira mulher nascida na aldeia a receber o diploma de enfermagem.
De 2008 a 2022, 26 alunos concluíram o ensino superior por meio do projeto. Desse total, 17 estudantes optaram por cursos na área de Educação; 6 por graduações em Saúde; e 3 em outras áreas.
A presença das mulheres indígenas
As mulheres indígenas são maioria no projeto. Dos 28 formados, 18 são mulheres. A maioria delas optou por cursos na área de Educação, como é possível ver abaixo.